Dicas adicionais sobre sapatos

Tempo de leitura: 2 minutos

Combine o sapato com sua atividade, afinal há roupas e sapatos para cada ocasião

Seus sapatos ideais mudarão com base na atividade que você deseja fazer.

  • Os tênis de corrida são especialmente projetados para fornecer o amortecimento adequado no calcanhar e a flexibilidade nos dedos que os atletas precisam.
  • Os sapatos de caminhada têm um calcanhar absorvente de choque e flexionam a frente do pé.
  • Cross-trainers são muitas vezes bons sapatos para exercícios gerais. Sapatos de basquete são feitos para basquete e podem não ser a melhor escolha se você andar muito.
  • Os sapatos de ciclismo são mais rígidos para ajudá-lo a pedalar de forma mais eficiente, mas não funcionam bem para a maioria das outras atividades. Não faça gambiarras!
  • Sapatos do dia a dia também podem ser confortáveis e ficar bem. Muitos sapatos agora já são feitos com uma sola semelhante a um tênis que proporciona melhor amortecimento e melhor suporte ao arco do pé. Sapatos italianos caros não são para todos (nem bolsos e nem pés).

Procure pelos detalhes

Alguns princípios básicos de um bom sapato incluem um calcanhar amortecido, sola firme que não torça ou dobre facilmente e flexibilidade na área adequada, que varia de acordo com o tipo de sapato.

  • Se a parte superior do sapato for feita de um material macio e que deixe o ar entrar para o pé “respirar’’, será mais confortável, especialmente se você tiver que usá-lo por um período maior de tempo.
  • A parte superior do sapato deve ter cadarços ou alças para segurar o pé no lugar confortavelmente durante a atividade, sem que fique solto e saia do pé, ocasionando quedas e acidentes.
  • Deve haver algum suporte do arco do pé no sapato ou na palmilha dentro do sapato. Muitos calçados se encaixam melhor simplesmente removendo a palmilha de fábrica e substituindo-a por uma ortopédica de alta qualidade. A palmilha personalizada raramente é necessária e deve ser prescrita pelo ortopedista após te examinar, com o objetivo de tratar distúrbios específicos do pé.

Essas dicas te ajudarão a começar com o pé direito (e esquerdo) confortavelmente durante o relacionamento sério com o seu sapato. Pense nisso como um casamento, você precisa escolher bem desde o começo para que seja agradável e não haja arrependimentos.